ÍDOLOS

ADEMIR MENEZES

Ademir Marques de Menezes foi um dos maiores e mais respeitados centroavantes do futebol mundial de todos os tempos. Nem a perda da Copa do Mundo de 50, da qual ele se tornou artilheiro, conseguiu abalar seu prestigio. Ademir era insuperável nas arrancadas com a bola sob controle e capaz de concluir com um ou outro pé com grande precisão, raramente perdendo gols em lances de área. Chutava sem tomar distancia da bola, sem mudar o passo, surpreendendo muitas vezes aos goleiros. Diz-se que com Ademir foi inventada a posição de ponta-de-lança, obrigando técnicos a adotarem novos sistemas para tentar contê-lo. E o início da carreira desta legenda do futebol Brasileiro se deu no Sport Club do Recife. Nas divisões amadoras do Leão, sagrou-se bicampeão Juvenil(37/38) e pelos profissionais conquistou o título de 1941 de forma invicta, sendo o artilheiro máximo da competição com x gols. Neste mesmo ano, participou da célebre excursão do Sport ao Sul do país, encantando os dirigentes do Vasco da Gama para onde se transferiu. Pela seleção, marcou 35 gols em 41 partidas, com uma das melhores médias de todos os tempos. Encerrou sua carreira no Sport em 1956, onde já estava jogando desde 1955 como amador.

 VAVÁ
Ele jamais foi artilheiro isolado de qualquer campeonato, mas deixou seu nome inscrito no panteão dos mais valorosos artilheiros que o Brasil já conheceu: Edwaldo Izídio Netto, o Vavá. Jogador raçudo e oportunista, não tinha medo de enfiar o pé em divididas, atitude que lhe valeu muitas contusões e inúmeros gols. No Sport ele jogava nas categorias inferiores de meia armador , sendo campeão de Junior em 1949. Ao compor o quadro principal do Rubro-Negro, em 1950, passou a atuar como centroavante e seu faro de gol e suas arrancadas estilo Ademir, logo chegaram aos ouvidos dos dirigentes do Vasco da Gama que se apressaram em contrata-lo. Vavá foi bi-campeão mundial pela Seleção Brasileira (58/62) e vestiu a canarinha 25 vezes, marcando 15 gols. 
TRAÇAIA

Traçaia foi um dos maiores ídolos da história do futebol Rubro-Negro e o maior artilheiro do Sport de todos os tempos. Chegou na Ilha do Retiro em 1955 para compor a famosa linha de frente constituída por Traçaia, Naninho, Gringo, Soca e Geo. O físico franzino e as pernas tortas disfarçavam toda a capacidade deste extraordinário jogador, dono de grande habilidade, velocidade e implacável faro de gol. Além de tudo isso, Traçaia era o homem de confiança da diretoria Leonina. Jogou pelo Sport de 1955 a 1961, sendo campeão em 1955, 56, 58 e 61. Traçaia é uma legenda na história do futebol Rubro-Negro que merece ser eternizado com uma justa homenagem dentro da Ilha do Retiro. 


MANGA 

Um dos maiores goleiros da história do futebol Nacional foi revelado no Sport Club do Recife. Nas categorias amadoras Aílton Corrêa Arruda, o Manga, já mostrava do que era capaz. Em 1954 tornou-se campeão Juvenil pelo Sport sem tomar sequer um gol. Em 1957 assumiu a titularidade do gol do time profissional Leonino, ficando até o ano seguinte, quando foi campeão Pernambucano. Então se transferiu para o Botafogo, onde marcou época no clube da estrela solitária. Ainda teve grandes passagens pelo Internacional e Grêmio. Vestiu a camisa da seleção por 12 oportunidades, sendo o goleiro titular na copa de 66. 


JUNINHO PERNAMBUCANO

Em pouco tempo Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, o Juninho Pernambucano, começou a chamar a atenção de todos que assistiam aos jogos do Sport no ano de 1994. Um jogador diferenciado, clássico, que joga de cabeça erguida e possuí uma grande visão de jogo. E com a bola parada é um perigo. Conquistou pelo Sport o campeonato Pernambucano de 1994 e a copa do Nordeste deste mesmo ano. Ainda defendendo a camisa Rubro-Negra foi convocado para a seleção Brasileira sub-20, pela qual foi campeão do torneio de Toulon de forma invicta. Após uma extraordinária passagem pelo Vasco da Gama, Juninho defende atualmente o Lion, da França, se constituindo em seu principal jogador. Hoje em dia ele joga um pouco mais recuado do que na época em que atua pelo Sport e na posição de segundo volante está aos poucos conquistando uma vaga de titular na Seleção Brasileira.