domingo, 8 de agosto de 2010

SPORT TEM TORCIDA MAIOR DO QUE NÁUTICO E SANTA CRUZ JUNTOS

A Plural Pesquisa realizou nova pesquisa de torcida em Pernambuco, com 800 entrevistados, entre o último domingo e a terça-feira, apenas no Recife (93 bairros), A pesquisa foi realizada com respostas espontâneas. Ou seja, sem mencionar o nome dos times no questionário.

O total de pessoas que afirmou não torcer para clube algum chegou a 18%, enquanto os que afirmaram admirar outras agremiações ou apenas a seleção brasileira alcançou 5%. A surpresa é o Flamengo, com menos de 1% das citações. Segundo a Plural, a margem de erro é de 3,46% para mais ou para menos. E o grau de confiança chega a 95%.

O Sport lidera todos as itens do levantamento, dividido por sexo, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. A maior diferença para o segundo colocado é na faixa dos torcedores entre 16 e 24 anos, onde o rubro-negro possui 54% da fatia, uma diferença de 33% para o Santa Cruz e 43% para o Náutico. Já o maior equilíbrio é na faixa etária acima dos 40 anos, na qual o Leão possui 32% dos torcedores, contra 28% dos tricolores e 13% dos alvirrubros.

Já o maior percentual dos aficionados do Santa Cruz se encontra no grupo que possuem grau de instrução até o ensino fundamental incompleto (32%). Na outra ponta desse critério está o Náutico. Na faixa dos torcedores com grau de instrução a partir do nível superior completo, o Timbu soma 19%, seu melhor índice e o único onde aparece a frente dos tricolores, que somam 17%.

“Toda pesquisa tem como base um órgão oficial. Nesse caso, o IBGE. Por isso o número de mulheres ouvidas foi maior que o de homens, por exemplo. Os percentuais foram os mesmos mostrados no último censo realizado no Recife”, explicou Fernando Guerra.

Por João Andrade Neto do BlogdoTorcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário